Um freezer dedicado é uma ótima maneira de liberar espaço e tornar mais fácil manter seus alimentos congelados organizados. Com uma variedade de tamanhos disponíveis, você pode encontrar um freezer que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades e no tamanho de sua cozinha ou estabelecimento comercial.
O formato Vertical é similar a uma geladeira e acaba ornando bem com os demais utensílios de sua cozinha. Disponível em diversos tamanhos e capacidades de armazenamento, o mais importante é que você tenha definido quais suas principais necessidades, para acertar na compra do produto ideal.
Alguns recursos devem ser considerados, entre eles: capacidade, sistema de descongelamento (e se não for Frost Free, cheque se tem dreno de degelo), eficiência energética (para não onerar demais sua conta de luz), prateleiras, cestos de armazenamento e gavetas (a quantidade certa garante que você consiga guardar tudo que precisa).
Para te ajudar, já fizemos uma seleção com os melhores freezers verticais do mercado, que têm as melhores classificações em eficiência energética, as melhores avaliações, e principais características que um bom freezer precisa para atender a qualquer demanda.
Análise dos Melhores Freezers Verticais
Confira nossa seleção dos melhores freezers verticais do mercado, onde priorizamos as principais características para um bom modelo, com diferentes tamanhos e capacidades.
1 – Consul 231 Litros
Para quem tem uma alta demanda por alimentos congelados e quer organização e flexibilidade para organizar o espaço interno
O Freezer Consul de 231 litros tem excelente capacidade de armazenamento, para quem tem uma alta demanda para congelados, mantendo uma ótima eficiência energética de classificação A+ – não onerando muito sua conta de luz.
Este modelo vem com um compartimento para acelerar o congelamento, basta colocar os alimentos no local indicado e acionar a tecla de “Congelamento Rápido” no painel de controle.
Aliás, uma ótima vantagem é que o controle de temperatura fica na parte externa do freezer, evitando ter que abri-lo toda vez que precisar fazer algum ajuste, economizando energia e mantendo os alimentos em bom estado de conservação.
Com boas divisórias, que possibilitam uma ótima organização, vem com gavetão multiuso transparente – que pode armazenar volumes maiores e facilita a visualização do que tem dentro. E 4 cestos removíveis com travas de segurança – fáceis de limpar e seguros.
Recomenda-se efetuar o degelo pelo menos a cada 6 meses, ou quando a camada de gelo atingir 1 cm de espessura. Como este freezer não é Frost Free, será necessário desligar o aparelho e seguir as instruções do manual.
Está disponível tanto em 110 quanto em 220 V e tem a porta reversível, ou seja, você pode escolher para que lado quer que a porta abra, tornando-o adequado ao seu espaço.
PRÓS
- Alta Capacidade;
- Controle de Temperatura Externo;
- Porta reversível;
CONTRAS
- Não tem iluminação interna;
- Não é Frost Free.
2 – Consul Slim 142 Litros
Para quem busca um bom custo benefício, com bom espaço e divisórias
O freezer vertical Consul de 142 litros é compacto, mas com boa distribuição interna. Permitindo uma otimização do espaço, com compartimentos especiais que atendem demandas específicas.
É o caso do compartimento especial de congelamento rápido, com tamanho ideal para gelos, picolés e embalagens pequenas. Ele acelera o congelamento e ajuda a evitar perdas, mantendo as características originais dos alimentos.
Além dele, também vem com uma prateleira para colocar “prato pronto”, própria para guardar aquela refeição que vai ser consumida em breve e que precisa estar em local fácil de achar.
O Gavetão tem sistema anti-odor (ideal para frutos do mar), evitando que cheiros fortes se espalhem e impregnem em outros alimentos.
E também tem 5 cestos deslizantes, com bom espaço para organizar tudo o que precisa, sem correr o risco de acidentes, pois vêm com travas de segurança que impedem que caiam.
O degelo precisa ser feito manualmente, e para isso este modelo vem com um dreno com calha na parte frontal interna do freezer, para escoar a água.
PRÓS
- Eficiência energética: A;
- Com compartimento de congelamento rápido;
- Possui 5 cestos e 1 gavetão removíveis.
CONTRAS
- O controle de temperatura e botão para ligar ou desligar ficam na parte de trás do freezer;
- A porta não é reversível;
- Não tem iluminação interna;
- Não é Frost Free.
3 – Consul 121 Litros
Para quem tem pouco espaço, mas quer um freezer com boas divisórias para melhor organização
O freezer vertical Consul tem capacidade de 121 litros, é compacto e tem o tamanho ideal para ambientes pequenos, mas por dentro tem um ótimo espaço de armazenamento, com 4 cestos e 1 gavetão anti-odor – indicado para frutos do mar e outros alimentos com cheiro forte.
Na parte superior, existe um compartimento especial de congelamento rápido, que é pequeno, cabendo bem cumbucas de gelo, picolés ou potes pequenos. Mas que ajudam acelerar o processo de resfriamento, evitando perdas ou agilizando a o dia a dia.
E para facilitar, este freezer tem uma gaveta própria para guardar suas refeições congeladas e deixa-las sempre acessíveis. Além disso, os cestos e gavetão são todos deslizantes, removíveis e têm trava de segurança para não ficarem saindo na sua mão.
A eficiência energética está classificada como A – evitando altos gastos com energia – tem a opção de 110 e 220 V – para maior flexibilidade – mas o controle de temperatura fica na parte de trás, algo nada prático.
PRÓS
- Eficiência energética: A;
- Com compartimento de congelamento rápido;
- O Gavetão com sistema anti-odor.
CONTRAS
- Não tem iluminação interna;
- Controle de temperatura e liga/desliga na parte de trás do freezer;
- Não é Frost Free.
4 – PHILCO 201 Litros
Para quem busca um design moderno e requintado, com boa capacidade e distribuição interna
O Freezer Vertical Philco PFV205I de 201 Litros tem o diferencial de poder ser usado como freezer ou refrigerador. Basta ajustar a temperatura conforme suas necessidades. Isso proporciona uma flexibilidade no uso, se adequando a cada momento de vida.
Com uma ótima capacidade e excelente aproveitamento interno, vem com 5 prateleiras e 1 gaveta – proporcionando opção de sobra para organizar de forma eficiente os alimentos, agilizando seu dia a dia.
O controle de temperatura fica na parte interna do aparelho, o que faz com que você tenha que abri-lo para acionar este mecanismo, gastando mais energia e prejudicando o resfriamento dos alimentos. De qualquer forma, a classificação energética é A – garantindo um consumo moderado, sem impactar muito na conta de luz.
De tempos em tempos é necessário limpar o freezer através do desgelo completo. Para ajudar nesse processo, existe um dreno para facilitar o escoamento da água.
A porta é reversível, podendo abrir para o lado que melhor se adequar ao layout do seu espaço. Também possui rodinhas para deslocamento e um visual lindo em Inox, para uma cozinha estilosa e moderna.
PRÓS
- Dupla função – Refrigerador e Freezer;
- Eficiência energética: A;
- Em Inox;
- Porta Reversível.
CONTRAS
- Não tem iluminação interna;
- Não é Frost Free.
- Controle de temperatura na parte interna.
Guia Prático
Hoje em dia, muitas famílias utilizam o freezer para congelar os alimentos e ter produtos semiprontos a mão para agilizar a rotina das refeições diárias. E dependendo do tamanho da família e da quantidade de refeições feitas em casa, a necessidade de espaço no freezer aumenta ou diminui.
Detalhamos as principais caraterísticas de cada um e os aspetos importantes a considerar na hora de fazer sua escolha.
Quais caraterísticas você deve considerar antes de comprar um freezer?
Consumo de energia: devemos lembrar que o freezer é um novo equipamento que vamos incluir na nossa casa e que tem um consumo de energia considerável. Neste sentido, recomendamos ter em conta que, quanto mais eficiente for nosso freezer, menor custo teremos.
Capacidade do freezer: depois devemos analisar a capacidade que precisamos, sempre considerando a capacidade da sua geladeira e o espaço físico disponível para a instalação.
Painel de controle: o freezer deve ter um painel de controle acessível no exterior, com indicador de temperatura.
Função refrigerador: esta funcionalidade é interessante, pois o freezer pode funcionar também como refrigerador.
Frost Free: estes modelos são mais eficientes e facilitam a limpeza.
Drenagem: se o degelo é manual, será mais fácil descongelar se a drenagem estiver na parte frontal do freezer.
Hoje podemos encontrar no mercado dos tipos de freezer: vertical e horizontal.
Um é melhor que o outro? Quais são as vantagens e inconvenientes?
FREEZER VERTICAL
Tem uma aparência muito similar a uma geladeira normal, com uma porta de aceso vertical e gavetas e prateleiras no interior.
Ocupa menos espaço que o freezer horizontal. Se precisar de um freezer mais não tem muito espaço, um freezer vertical pode ser a melhor solução.
Com um interior com gavetas, o freezer vertical é muito mais fácil de organizar e dá melhor acesso aos alimentos.
Porém, um freezer vertical tem capacidade menor que um freezer horizontal.
Resumindo, se não tem muito espaço e vai ter um uso continuado, como uma extensão da geladeira, recomendamos um freezer vertical.
FREEZER HORIZONTAL
A caraterística principal é que o acesso é pela parte superior e tem um espaço totalmente aberto no interior.
Ocupam mais superfície e são de menor altura.
Um problema do freezer horizontal é a limitada capacidade de congelamento, pois não pode congelar muitos produtos frescos simultaneamente.
Achou essas informações úteis?
Então que tal recomendar para os amigos? A gente agradece!